sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fundo do Meio Ambiente de Cubatão deve ser aprovado nas próximas sessões do Legislativo

Município poderá contar já em 2017 com recursos de multas, Termos de Ajustamento de Conduta e compensações ambientais

As comissões de Meio Ambiente e de Justiça e Redação da Câmara deram pareceres favoráveis ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). O projeto, enviado ao Legislativo pela Administração Municipal, deve ir a plenário nas próximas sessões, possivelmente na terça-feira (6).
Com a instituição do FMMA, Cubatão poderá contar com 50% dos recursos financeiros oriundos de multas ambientais aplicadas por órgãos como a Cetesb. Atualmente, esses valores seguem diretamente para o fundo estadual. Outros valores originados no cumprimento da legislação ambiental são direcionados ao fundo federal congênere.
Recursos obtidos em compensações ambientais, Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) também passam a ser destinados ao FMMA.
Igualmente, comporão o Fundo os valores recebidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a título de remuneração pelo uso, por terceiros, de áreas públicas administradas pela Prefeitura; e os recursos advindos de crédito de carbono.
Aplicação – Os recursos gerados para o FMMA serão aplicados no desenvolvimento sustentável integrado às inovações tecnológicas com o objetivo de elevar a qualidade de vida da população.
Outras destinações para os recursos do futuro fundo, conforme o projeto de lei, incluem o financiamento de ações de controle, fiscalização e defesa do Meio Ambiente, além de programas voltados ao desenvolvimento de pesquisas e treinamento de profissionais do setor ambiental.

Os recursos podem, ainda, ser aplicados em projetos educacionais e de conscientização da administração municipal, realizados diretamente ou por meio de parcerias.

Nenhum comentário: