quarta-feira, 4 de abril de 2012

Intercement firma pacto pelo emprego e garante vaga para demitidos pela MD Papéis

Assinatura do documento aconteceu durante reunião do Conselho Econômico de Cubatão

Nova empresa que está se instalando em Cubatão, a Intercement, antiga Camargo Correia Cimentos, é a mais nova parceira da Prefeitura de Cubatão no Pacto pelo Emprego, programa voltado a estimular a contratação de mão-de-obra cubatense nas indústrias locais. A assinatura do documento foi feita nesta terça-feira (3/4) pela prefeita Marcia Rosa e pelo vice-presidente da Intercemed, Ricardo Fonseca de Mendonça Lima, durante reunião do Conselho Econômico de Cubatão, realizada no Gabinete da prefeita.

A empresa, que deverá entrar em operação em setembro próximo, com uma equipe formada por 80 trabalhadores diretos e mais cerca de 60 trabalhadores terceirizados, comprometeu-se ainda a contratar trabalhadores da MD Papéis, que encerrou suas atividades no município, deixando 314 trabalhadores desempregados.

O diretor sindical e ex-funcionário da MD Papéis, Joaquim Amaro Dantas, disse estar satisfeito pela iniciativa tomada pela prefeita e pela sensibilidade dos dirigentes da Intercement em relação aos problemas dos trabalhadores, que começam a ser inseridos no mercado de trabalho no Polo Industrial de Cubatão.

Ainda sobre a questão da MD Papéis, a prefeita Marcia Rosa lembrou do momento difícil que vive a indústria brasileira, que sofre a forte concorrência dos produtos vindos da China, havendo a necessidade da tomada de medidas em defesa da produção nacional. Marcia Rosa sugeriu a formação de uma comissão formada pela municipalidade e empresas do Polo Industrial para agendar reunião com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, para tratar do tema. A sugestão foi aceita por todos que se comprometeram a se reunir durante a semana para discutir as estratégias a serem tomadas.

Reunião – Durante o encontro, o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Gonzalez, divulgou os resultados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que apontaram um crescimento considerável de Cubatão em questões essenciais como Qualidade de Vida, Educação, Saúde, Empregabilidade, entre outros. Entre as nove cidades da região, Cubatão deu um salto de último lugar para 2º, perdendo apenas para Santos, por uma pequena margem de diferença. Foi apresentado ainda levantamento feito sobre o programa IPTU do Bom Empreendedor, que teve entre as empresas beneficiadas a Petrobras, Usiminas, Terracom Construções, Carbocloro, Vale Fertilizantes, Ultrafértil, Votorantim Cimentos, Engebasa Mecânica e Usinagem e Antomar.

Na oportunidade, a prefeita aproveitou para lançar apelo aos empresários presentes que seja priorizada a utilização do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para contratação de trabalhadores e que repensem sobre a importação de mão-de-obra de outras regiões, que, em alguns casos, são colocados em alojamentos improvisados, sujeitos a vários transtornos.

Os constantes problemas de congestionamentos nas estradas que cortam a cidade também foram abordados no encontro. O representante da Ecovias se prontificou a participar de uma reunião a ser agendada brevemente com a participação da municipalidade e indústrias para discutir e buscar soluções para os problemas abordados.

Premiação do Sebrae - Ao final da reunião, a prefeita mostrou o troféu recebido do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por causa do programa Cartão Servidor Cidadão. Marcia Rosa lembrou ainda que a Usiminas está implementando o mesmo projeto, o que pode servir de incentivo para as demais empresas, que proporcionarão maior desenvolvimento para o comércio local e para a cidade como um todo.

Participaram do encontro os dirigentes da Ciesp/Cubatão, Valdir José Caobianco (diretor titular); Raul Elias Pinto (1º vice-diretor); e Valdomiro Romanda Silva (2º vice-diretor). Também estiveram presentes representantes da Ecovias, Clomac

Texto: Lula Terras – MTb. 13.553
Foto: Henrique Ramos/Bruno
Link para fotos:
20120403 – Secom – Intercement assina pacto pelo emprego

Nenhum comentário: